Entre Freguesias: Saída a campo agrícola de Valado dos Frades

Dando continuidade ao projecto “Entre Freguesias: patrimónios cruzados”, a 28 de fevereiro, os alunos do 4º ano do Centro Escolar de Valado dos Frades realizaram a visita a um campo agrícola.
Para o efeito, contou-se com o apoio da Junta de Freguesia do Valado e da Câmara Municipal da Nazaré.

Acompanhados por José Jerónimo, agricultor valadense de outros tempos, e pelo Presidente da Junta (José Manuel Marques dos Santos), o grupo seguiu em autocarro da CMN para a propriedade rural de Pedro Miguel Coelho, actual Vice-Presidente da mesma Junta.
Aí chegados, fomos gentilmente recebidos e encaminhados pelo proprietário, que nos ajudou a descobrir a importância e os “segredos” da agricultura.
À entrada, algumas “cuvettes” mostravam pequenas plantas: couve-coração, couve lombarda, brócolos, alho-francês, já depois de terem saído das estufas, mas ainda numa primeira fase de crescimento. De seguida, e dentro de um pavilhão, observámos batatas já greladas, a aguardarem plantação; estavam presentes ainda os equipamentos utilizados na lavagem de produtos agrícolas, nomeadamente nabos e alhos franceses.
Dirigimo-nos, então, para a terra, com campos cobertos de cor primaveril, de um verde salpicado de amarelo, preenchidos por couves (coração e lombarda), nabos, (nabos de cabeça e nabos de grelo) e favas, algumas já em flor.
Foram explicadas as várias fases de crescimento, a floração, o aparecimento das vagens das favas, o corte e a colheita. Referiu-se ainda a importância dos ciclos agrícolas e os efeitos que o “tempo” provoca na agricultura, especificando as consequências que daí resultam, como tem acontecido com esta época de grande seca.
José Jerónimo comparou a agricultura do seu tempo, onde utilizava as velhas alfaias agrícolas como a primitiva enxada, os arados e charruas de madeira de tracção animal, com a técnica, os meios e os equipamentos actuais. Foi possível ver uma charrua puxada por tractor a lavrar o terreno, preparando-o para o cultivo, em contraponto com a enxada que José Jerónimo, orgulhosamente, transportava ao ombro.
Chamou-se a atenção do grupo para os cuidados de higienização e a necessidade de queimar alguma vegetação mais densa e emaranhada, a fim de evitar a proliferação de alguns roedores nocivos.
Enriquecido com esta experiência, o grupo regressou à Escola, com o objectivo de retomar o desenvolvimento deste trabalho, cujas conclusões serão apresentadas no final do ano lectivo.
O Museu Dr. Joaquim Manso realça todo o empenho e colaboração que a Junta de Feguesia do Valado dos Frades (José Manuel Marques dos Santos, Pedro Miguel Coelho e Cidália Sousa) tem dedicado a este projecto.





Conheça algumas fotografias de Álvaro Laborinho sobre práticas agrícolas do concelho da Nazaré:

Carregando trigo, carro de bois, 1933
Debulha na eira do Valverde, 1926
Mulheres jantando na eira do Valverde, 1915

Sem comentários:

Enviar um comentário