As "freguesias" visitaram o Museu

Nos dias 17 e 18 de janeiro, iniciou-se o projeto "Entre Freguesias. Patrimónios Cruzados", uma parceria com o Agrupamento de Escolas da Nazaré, contando com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré e das Juntas de Freguesia da Nazaré, Valado dos Frades e Famalicão.





O pescador Jaime Conde veio explicar como se pescava com a rede de arte xávega à turma do 4º ano do Centro Escolar da Nazaré. O agricultor José Jerónimo, de Valado dos Frades, acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, recordaram os tempos em que se lavrava a terra com arados de madeira e de ferro, deixando um apelo aos alunos do 4º ano daquela localidade, para que valorizem a agricultura e fiquem a conhecer como crescem os legumes e frutos nos campos do Valado. De Famalicão, vieram mais uma turma e Arménio Silva, que sempre cresceu ao lado de um moinho no alto da Serra da Pescaria e que partilhou uma explicação detalhada do exterior e do interior do moinho de vento e de como se moía o grão de trigo ou de milho.
Todas estas sessões decorreram em torno de uma miniatura da rede de arte xávega, de dois arados e duas mós, que pertencem ao acervo do Museu Dr. Joaquim Manso.

Em fevereiro, terão lugar as saídas de campo, respetivamente ao Porto de Abrigo da Nazaré, aos campos do Valado e a um moinho de Famalicão.




Sem comentários:

Enviar um comentário