No dia 3 dezembro foi um dia de "TODOS AO MUSEU"!



No dia 3 de dezembro, comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1998, tem como objetivo incitar à consciencialização e à discussão sobre a necessidade de criação de condições que permitam a inclusão na sociedade da pessoa com deficiência. Pretende, também, alertar para os benefícios resultantes dessa inclusão, em prol da defesa de dignidade da igualdade de direitos e do bem estar e qualidade de vida destas pessoas.
Com esse propósito, o Museu da Nazaré promoveu a iniciativa “TODOS AO MUSEU”, com as atividades Com o tacto também se vê: barcos e artes de pesca” e “Pintura às cegas”.
No período da manhã, realizou-se a visita e oficina pedagógica Com o tacto também se vê: barcos e artes de pesca”, em parceria com a CERCINA. Dois grupos participaram numa visita personalizada centrada nas embarcações tradicionais da Nazaré e artes de pesca, culminando com a construção de uma miniatura de barco de arte xávega em papel.
Foi muito interessante verificar que alguns elementos tinham experiências ou familiares ligados à pesca e que, assim, connosco, ajudaram a construir uma visita mais rica e participada!

À tarde, foi a vez de duas turmas dos Centros Escolares da Nazaré e de Valado dos Frades participarem em “Pintura às Cegas”. Com os olhos vendados, as crianças foram convidadas a explorar através do tacto a escultura em bronze “Puxando as redes”, de Henrique Moreira. Posteriormente, verbalizaram alguns aspectos sobre o que conseguiram sentir e ouviram uma descrição sobre a peça que consta na Ficha de Inventário do Museu. Depois, sem vendas mas na ausência do objeto, representaram-no através do desenho. Finalmente, a escultura foi desvendada e, todos juntos, compará-mo-la com os trabalhos realizados.
Houve ainda tempo para aprender algumas palavras ligadas ao mar em Língua Gestual Portuguesa.
As crianças referiram as dificuldades surgidas pela ausência da visão, que o facto de puderem tocar e, depois, ouvir uma descrição da escultura as ajudou a formalizar uma ideia da sua estrutura e composição. Gerou-se um pequeno debate sobre a importância da inclusão de colegas com dificuldades e da ajuda que lhes podemos dar, facilitando o seu dia a dia, se todos trabalharem em conjunto!

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