Tem sido com muita alegria que, durante o mês de fevereiro, temos recebidos várias turmas do pré-escolar do Agrupamento de Escolas da Nazaré! Mas muitas mais virão em breve... O conto da lenda do "Milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho", a partir do livro infantil da escritora Vanda Furtado Marques, foi o centro do desenvolvimento de toda a atividade proposta às crianças, culminando com a construção do fantoche do grande herói da lenda, o cavaleiro D. Fuas Roupinho. No Museu, são muitas as obras, desde pintura, escultura, registos de santo, entre outras, que testemunham a centenária devoção popular a Nossa Senhora da Nazaré, a partir do milagre medieval a D. Fuas Roupinho, quando, num dia de nevoeiro, terá sido salvo de se precipitar no mar, num momento de perseguição a um portentoso veado.
As crianças tiveram a oportunidade de se sentirem cavaleiros por momentos, empunhando uma grande espada, protegendo-se com um forte escudo ou até mesmo cavalgando num majestoso cavalo! "Brincar" com o imaginário das crianças foi, sem dúvida, o nosso principal objetivo, trazendo-lhes a magia própria de uma "verdadeira" lenda, assim também ficando a conhecer mais sobre a história e a identidade local!
No dia 12 de fevereiro, numa tarde de nevoeiro propícia ao conto de uma lenda, já se tinha iniciado esta atividade com a presença da escritora Vanda Furtado Marques. A escritora dinamizou a atividade a partir da sua publicação infantil “D.Fuas Roupinho” (2009), contando de forma envolvente a lenda do milagre de Nossa Sra. da Nazaré, ajudando a desenvolver e a enriquecer o imaginário das crianças do ensino pré-escolar do Centro Escolar de Valado dos Frades.
Seguiu-se uma oficina pedagógica, na qual as crianças elaboraram fantoches das personagens da estória (D. Fuas Roupinho, Nossa Sra. da Nazaré e o veado). Agradecemos à Vanda Furtado Marques a tarde divertida e mágica que proporcionou a todos no Museu Dr. Joaquim Manso!
No dia 13 de fevereiro, o Museu Dr. Joaquim Manso visitou os alunos do 3º ano do Centro Escolar da Nazaré para apresentar e dar início ao projeto “Salpicos” (ler mais) Este projeto pretende dar a conhecer às crianças uma figura típica da Nazaré. A "Tacoa" foi a figura típica escolhida pelo seu jeito de ser diferente e peculiar que marcou a vila da Nazaré. Os alunos mostraram muito interesse em participar neste projeto retratando, com muito entusiasmo, tudo o que ouviram contar sobre a "Tacoa", utilizando o desenho e a pintura como técnicas de representação. Os trabalhos que os alunos iniciaram irão ser desenvolvidos ao longo do ano letivo, não faltando também a participação das famílias. Este projeto culminará no dia 6 de junho (aniversário do Museu Dr. Joaquim Manso), com uma exposição de todos os trabalhos realizados pelos alunos, que figurarão ao lado da pintura “A Tacoa”, da autoria de Fernando Lino (1984), peça esta pertencente ao espólio do Museu Dr. Joaquim Manso.
Salpicos 13 fevereiro Local: Agrupamento de Escolas da Nazaré e Museu Dr. Joaquim Manso Ao contar “salpicos” de histórias locais, o Museu Dr. Joaquim Manso pretende contribuir para o contato inter-geracional e transmissão de conhecimentos sobre os temas das suas coleções e da memória coletiva. Em fevereiro, tem início o projeto “Salpicos”, com a “visita do Museu à Escola” dando a conhecer uma figura característica da Nazaré – a “Tacoa”. Após esta sessão inicial, os alunos irão realizar trabalhos de expressão plástica sobre o tema, que serão objeto de exposição no Museu, a partir do dia 6 de junho, data do aniversário desta instituição. Parceria: Agrupamento de Escolas da Nazaré.
“D. Fuas Roupinho”, por Vanda Furtado Marques 12 fevereiro Local: Museu Dr. Joaquim Manso Numa proposta de estabelecer diálogos entre as coleções do Museu, a literatura e a memória local, convidamos as crianças para a narração animada do livro “D. Fuas Roupinho” (2009), que conta a história deste cavaleiro português que ficou ligado à lenda do Milagre de Nossa Senhora da Nazaré. A sessão é orientada pela autora, Vanda Furtado Marques, professora que se dedica também à escrita de livros infantis sobre a História de Portugal. Segue-se uma oficina pedagógica, na qual os alunos elaborarão fantoches sobre as várias personagens da lenda. Parceria: Agrupamento de Escolas da Nazaré e com a colaboração da autora.
Localizado no Sítio da Nazaré, o Museu Dr. Joaquim Manso - Museu da Nazaré é tutelado pela Direção-Regional de Cultura do Centro e visa representar a identidade histórico-cultural da região, com incidência na CULTURA DO MAR.
Os testemunhos milenares/históricos da presença humana nesta costa, a história da vila e o culto de Nossa Senhora da Nazaré, as embarcações e as artes de pesca, o trabalho e a festa e os seus trajes tradicionais, são temas que compõem o percurso expositivo incidente na identidade da região e a sua íntima relação com o mar. |
THIS MUSEUM opened to the public in 1976, in the summer house of the jornalist Joaquim Manso. It is localizated in Sítio, one of the ancient places of Nazaré | PORTUGAL. The ancient testimony of the human presence in this cost, the history of the village and the cult of the Our Lady of Nazaré, the Culture of the Sea and the fishing gear, the work and the festivals and the traditional costume, are themes that compose the expository route which shows the identity of the region and the closer relationship with the Sea.
O Museu Dr. Joaquim Manso tem disponível um programa de visitas, orientadas em função das idades e das características dos grupos. Saber +
Serviço Educativo
O Serviço Educativo do Museu Dr. Joaquim Manso pretende aproximar o Museu à Comunidade, para melhor cumprir a sua função educativa, organizando atividades diversificadas. As suas coleções são variadas, desde objetos etnográficos e arqueológicos, testemunhos da evolução geológica e um considerável acervo artístico e fotográfico. Qualquer área disciplinar pode, aqui, encontrar elementos enriquecedores da aprendizagem.
Horário de marcação: segunda-feira a sexta-feira 9h30-12h30 e 14h-17h30
É importante os alunos desenvolverem trabalhos enriquecedores das descobertas e aprendizagens. O MUSEU tem interesse em conhecer estas iniciativas. Esperamos pelas vossas notícias!